domingo, 1 de dezembro de 2013

Vocais Femininos

Duas palavras definem Bilinda Butcher: casa comigo
(Este post foi escrito ao som de Ira! - Mudança de Comportamento - 1985)

Admito que a intenção inicial da postagem era fazer um review sobre Reflektor, o novo disco do Arcade Fire. Mas sinceramente, ainda não digeri o disco suficientemente para fazer uma boa análise - até porque nesse hype de Arcade Fire, tudo o que fazem é concebido pela crítica como obra prima (que particularmente, de obra prima mesmo só considero o Funeral). Então, vamos esperar a poeira baixar.

Então, vou deixar algumas recomendações de vocais femininos que realmente valem a pena de serem conferidos. É até uma boa, com o feminismo cada vez mais em alta.

Sempre tive uma inclinação para vocais femininos, seja por achar sexy, ou por achar diferente mesmo (considerando que a maioria das bandas possuem vocais masculinos), à exceção dos vocais femininos forçados - que são o mais comum e geralmente pertencentes à participantes de programas de TV de show de calouros. Acredito que a presença de vozes femininas no rock seja até mesmo ver a música por um outro prisma - de quem geralmente ficava no fundo, fazendo vozes de backing vocal, e agora está ali à frente, mostrando que também sabe liderar a banda/ grupo. Sem delongar demais, vou indicar algumas cantoras que merecem ser escutadas:


Patti Smith
Acho que essa dispensa apresentações, até porque Patti não é só cantora, como uma poetisa de mão cheia. Seu jeito único e desesperado de cantar, junto aos temas sombrios de suas canções contribuíram para a formação do proto-punk e até do modo como fazer música, em pleno anos 70. Poderia sugerir para escutar sua obra-prima Horses, mas vou deixar como dica hoje o The Coral Sea, feito em parceria com Kevin Shields, do My Bloody Valentine. Aliás, falando em MBV....


Bilinda Butcher
Não há como entender o shoegaze sem ouvir My Bloody Valentine, e consequentemente, sem se apaixonar pela voz de Bilinda Butcher. Em meio a tantas paredes de som, distorções, jazzmasters e jaguares disputando quem é melhor no tremolo, há a doce voz de Bilinda, trazendo harmonia e transcendendo o próprio conceito de Dreampop com seus sussurros. Deveria sugerir Loveless, mas recomendarei MBV (2013), disco inédito após anos de amarração de música de Kevin Shields e cia.

Nico
Tá, tudo bem que ela só foi aparecer no primeiro disco do Velvet Underground por pressãozinha de Andy Warhol, mas não há como negar que a voz (e ela) de Nico é maravilhosa. De fato, ela faz jus ao ser chamada de femme fatale, tanto pelo charme quanto pela voz ecoada e de mulher madura. Chelsea Girls é um disco bacana para se arrebatado pra sempre por sua voz.

Kim Gordon
Há, a famosa baixista do Sonic Youth, paixão platônica de metade dos fãs de música alternativa dos anos 90. Kim não só tem estilo próprio (até porque é estilista), como também toca muito e canta sem ligar para nada, botando respeito com ironia e voz agressiva. Enquanto isso,  a outra metade dos alternativos dos anos 90 eram apaixonados por sua xará, a...

Kim Deal
também baixista (mas do Pixies), Kim foi voz de apoio em várias músicas, mas soltava o berro na sua banda formada com a irmã gêmea (Breeders). De toda forma, canta uma dos singles mais famosos do Pixies - Gigantic - , sem contar sua outra banda (The Amps). Recomendo o Last Splash, do Breeders, com muita saudade do show de 2008, onde eu pensei que fosse morrer (espremido) ao som de Cannonball. Bom, nos anos 90 também havia Courtney Love e...

Não vou falar sobre Courtney Love. Prefiro falar sobre a Sandy, é sério.

Sandy
Namoradinha do Brasil, a filhota do "Chitãozinho e Xororó" (adoro essa ideia de 2 pais que todos fazem dela), querendo ou não tem uma voz incrível, de forma que ofuscava totalmente seu irmão na duplinha. Afinal, quem não se lembra daquele "é Imor-taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllll" que durava 3 minutos? Até o mestre Sabotage respeitava a menina! Sugestão de disco: Aquele que você tem guardado aí na sua casa, mas tem vergonha de falar.

Moe Tucker
Sim, eu sei que Moe Tucker não era vocalista (no Velvet), mas vamos admitir que nos anos 60 não era nada convencional ter uma mulher em uma banda. E não era uma banda qualquer, era o Velvet Underground. E não tocava de um modo qualquer, ela tocava EM PÉ! Só por isso, fica a menção honrosa a esta mulher de atitude ninja aqui. Sugiro Loaded, meu disco favorito do VU, mesmo ela tendo carreira solo.

Dot, Helen e Betty Wiggin
Não poderia haver uma lista dessa sem citar as irmãs Wiggin e a mítica banda The Shaggs, uma banda formada por um pai maluco e que acreditava que as filhas cumpririam uma profecia de uma cartomante. Ok, o sucesso de fato nunca veio, mas seu disco único (Philosophy of The World) simplesmente é uma dos discos mais emblemáticos e únicos do rock, formado por garotas que sequer sabiam o que estavam tocando. Ou na verdade sabiam até demais, e ainda não estamos preparados para compreender esta obra de arte.

Enfim, poderia citar Amy Winehouse, PJ Harvey, Siouxsie, Fernanda Takai, Rita Lee, etc, etc, etc, mas acho que já dá pra ter recomendações até o final do ano, não?  Vida longa às mulheres no rock!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário