quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

We are the 801 - escute agora (!)

(Esse post foi escrito ao som de Mazzy Star - Seasons of Your Day, um dos melhores discos de 2013!)

[não vou fazer postagens sobre os melhores discos de 2013. tem muitas - muitas mesmo por aí.]


Now listen, now now listen....


A discografia de Brian Eno é muito vasta e, embora eu tenha escutado quase todos os discos de estúdio, eu não consigo fazer ideia de quantos discos foram produzidos por ele para terceiros. Obviamente, tem os clássicos (trilogia de Berlin em conjunto com Bowie e Tony Visconti, os melhores discos do U2, Devo, Talking Heads, a versão crua de Marquee Moon, etc), mas ele já produziu tanta gente que às vezes dá para esquecer de seus músicos mais próximos. Phil Manzanera é um desses.

Procurando alguma coisa nova para escutar no meio das minhas próprias músicas (sempre pego algo para escutar e depois esqueço, então não é uma coisa tão sem sentido assim), encontrei Listen Now, do guitarrista Phil Manzanera e 801. Essa obra-prima do art-rock foi gravada em 1977, com a colaboração de Eno e toda  a turminha do 801, que são simplesmente geniais. Aliás, o próprio termo "Eight-Nought-One" é genial por si só e dispensa comentários sobre a própria concepção de música que o grupo tinha. Em Listen Now, Manzanera prova que o Roxy Music não é/era fantástico apenas pelo embate entre Eno e Bryan Ferry, mas também porque tinha um guitarrista bem à frente de seu tempo, seja por tocar, seja por compor.

É interessante notar que em 77 (apesar do disco começar a ser produzido em 75), o cenário musical inglês começava a se voltar para o proto-punk e até mesmo para o punk, ao tempo em que qualquer coisa que quisesse soar diferente deveria mergulhar no progressivo chato, cheio de teclados maçantes e propostas sem graça. Mesmo assim, Manzanera e 801 criaram um disco que criticava o modo como a sociedade da época se ajustava (particularmente, críticas não muito diferentes das relativas à sociedade atual), sem perder o feeling de jazz e canções bem produzidas. E, como sempre, alguma pitada de obscuridade ou mistério, como nos últimos versos de Flight 19, em alusão ao Triângulo das Bermudas.

Em uma rápida análise de algumas músicas em separado, Island poderia ser mencionada como uma das melhores músicas instrumentais que eu ouvi nos últimos tempos, tanto pela atmosfera da música realmente remeter a uma ilha, quanto pelas guitarras bem colocadas. Initial Speed demonstra que o pessoal realmente não estava ali para brincadeira (até porque 16 pessoas tocaram nesse disco). A faixa homônima, com algumas pitadas de jazz, consegue ser uma música longa, mas não enjoativa - sem contar que o "now listen, now now listen", fica na cabeça por um bom tempo. E Postcard Love... bom, acho que é a música mais bonita e  legal que já ouvi sobre friendzone na vida.

[bom, digo isto porque não me vem à cabeça músicas muito boas sobre friendzone. Na verdade, só veio aquela do casamento, sei lá ..."o tempo passou e eu sofri calado/ não deu pra tirar ela do pensamento/", sabe?]

Enfim, escute agora. Listen Now é excelente para fãs dos trabalhos de Eno, Roxy Music, King Crimson e o mais o que eu costumo chamar de 'progressivo inteligente'. E claro, não deixa de ser mais um disco-proposta, recheado de tendências que, embora toda essa gama de discos lançados na atualidade, ainda não foram totalmente exploradas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário