sábado, 12 de março de 2011

Músicas que marcaram momentos

Ouvindo aqui o novo disco do The Pains of Being Pure at Heart, comecei a lembrar de um tanto de músicas que marcaram alguns momentos da minha vida. Na verdade, até músicas que eu não gosto mesmo, mas que marcaram de tanto tocar nas rádios, tv, etc (tipo Sandy e Júnior). Acredito que todo mundo tenha músicas que marcaram sua vida de uma maneira ou outra, e nesse post vou dividir algumas que marcaram a minha:


The Beatles - She Said She Said - lembro quando eu tinha 14/15 anos, trabalhava de office boy em um escritório de advocacia, jogava Super Metroid e Zelda nas horas vagas, e a galera se reunia na 'casa de praia' de um amigo para ficarmos escutando Beatles e falando que a banda era o máximo. Engraçado que quase todo mundo que ia lá atualmente não aguenta nem escutar mais Beatles.

Ed Motta - Fora da Lei - sempre que eu escuto essa música, não sei porque, eu lembro de São Paulo. Desde pequeno eu coloquei na minha cabeça que em SP os ricos fazem festas lounge em seus apartamentos triplex, tomando champagne e ouvindo Fora da Lei. Assim, toda vez que eu vou em São Paulo, eu lembro dessa música quando vejo aqueles prédios bonitões.

Nirvana - Come as You Are - eu já era cismado de ficar gravando fitas com as minhas músicas favoritas, mas pude realmente viver um sonho quando em 2002 eu ganhei meu primeiro walkman. Sei que o negócio era mega ultrapassado, mas pra mim ainda era o máximo. Passear pela rua ouvindo Nirvana, falando alto sem  perceber devido aos fones de ouvido, gastar todo o dinheiro em pilhas....

Dinosaur Jr - Over It - Essa é até mais recente, mas marcou bem o finalzinho do ano passado, por causa do Planeta Terra Festival. Ela já estava na minha cabeça, e ainda tocou no ônibus da excursão. Acho que ela marcou muito o lance da diversão com velhos amigos e outras bagunças que a gente arrumou no Playcenter.


T. Rex - Metal Guru - Eu ralando no cursinho, no início de stress, e lembro que li algo sobre o Kid Vinil dizer que Marc Bolan era um de seus heróis. Eu tinha uma ideia totalmente diferente de T.Rex, pensava que era outro tipo de som. Quando ouvi, pensei: "isso não tem nada a ver com o que eu pensava que fosse...mas mesmo assim é muito bom!" E nunca mais parei de ouvir.

Legião Urbana - Faroeste Caboclo - Essa marcou muito meus 10 anos. Nessa idade, eu tinha uma espécie de "ritual", em que eu acordava, tomava café, e ia tocar violão, todos os dias. Sempre, SEMPRE, a música inicial era Faroeste Caboclo. Eu achava o máximo saber cantar tudo aquilo de cor (porque quase todo mundo só sabe a parte que fala os palavrões). Pra ser sincero, até hoje, quando eu vejo que algo vai demorar 10 minutos, eu começo a cantar faroeste caboclo pro tempo passar mais rápido.

Eu poderia escrever várias outras, até porque eu sou o tipo de pessoa que costumo marcar momentos com músicas, mas eu ficaria aqui o resto do dia escrevendo sobre isso. Além disso, teria o risco de eu confundir tudo e começar a escrever sobre as músicas que eu mais gosto.

Estou com tanta fome que esse momento agora poderia ser marcado por qualquer música infantil sobre comida.

Um comentário:

  1. quando eu era pequena, eu gravava com a minha irmã no walkman umas músicas que passavam na jovem pan
    kkk como eu era feliz não sabendo o que era beatles

    ResponderExcluir