quinta-feira, 4 de novembro de 2010

por trás da ascensão

 Muitas das vezes, bandas que são cultuadas por todos (tanto no cenário mainstream quanto no alternativo) só conseguiram a fama e o respeito devido a um pequeno "empurrãozinho" que receberam de outras bandas que já estavam no cenário, ou de músicos influentes.

abaixo alguns exemplos:

Rolling Stones - exemplo clássico. todo mundo sabe que Lennon e McCartney apoiaram a banda que tempos depois se tornaram uma espécie de "contramão" dos beatles.

Van Halen - o grupo foi descoberto por ninguém menos que Gene Simmons, do Kiss. Tudo bem, não adiantou nada, a demo nem deu certo, o sucesso deles só veio depois, mas é só pra incrementar esse post.

Primal Scream - é verdade que depois a banda ganhou grandes proporções, mas no início da carreira, a singela notoriedade que o grupo tinha vinha pelo fato de bobby gillespie ter participado do Jesus And Mary Chain - isso restrito ao cenário alternativo, já que o próprio JAMC nunca fez muito sucesso em grandes proporções.

Nirvana - um dos maiores filões da história do rock. Sonic Youth e Dinosaur Jr., em um grande espírito de "fraternidade" a outras bandas alternativas, indicavam para as gravadoras independentes algumas bandas que eles acreditavam ser promissoras. Uma delas foi o grupo de Kurt Cobain. e assim, com o sucesso do Nirvana, várias outras bandas vieram na maré do grunge, criando toda a cena alternativa dos anos 90 (e que infelizmente, morreu com a década)

----------------------------------------------
[Dias atrás eu andei ouvindo...]

Algumas músicas do álbum Teargarden by Kaleidoscope, do Smashing Pumpkins (só foram lançadas 6 canções)
Nessa nova fase de sua carreira, Billy Corgan cismou de ser zen. e isso está refletindo em suas novas músicas, que perderam um pouco do "punch" clássico do Pumpkins. mas algumas ainda remetem aos melhores tempos da banda, como Freak. Entretanto, é um pouco cedo para julgar o álbum, já que podem sair outras músicas que no todo, fazem sentido. o próprio Mellon Collie and the infinite sadness é um exemplo disso. até lá, haja paciência....

e aguardo ansiosamente o show!

--------------------------------------------
no próximo post, falarei sobre rock + música eletrônica